August 26, 2003

Qual é o melhor indicador para medir o crescimento de uma Marca?

"Quick, pick the best indicator a brand will grow faster than its category: Brand size? Newness? Leadership within a category? Such is conventional wisdom, but a recent Bain study of 524 brands across 100 categories found none of the above. The study "winners"-defined as any brand that beat its category's growth each year from 1997-2001-invested differentially in just two components of the marketing mix: product innovation and advertising".
Source: Bain & Company


PS - Afinal a Publicidade juntamente com a inovação do produto são, mediante este estudo da Bain & Company, considerados como os factores mais importantes da ortodoxa e já muito batida teoria do "Marketing Mix".
Um dos exemplos referidos é o do reposicionamento do famoso e já velhinho after-shave Old Spice da Procter & Gamble. Entre 1994 e 1999 a Multinacional introduziu no mercado o "High Endurance" e o "Red Zone" por forma a cativar os consumidores mais jovens e ligados ao desporto. Estas 2 novas marcas ajudaram a marca-mãe Old Spice a obter um crescimento de 13% anual.