Sinopse:
A Publicidade, de acordo com os manuais e sebentas do tema, é tida como um processo de comunicação persuasiva cujo objectivo é estimular uma certa acção a uma audiência definida a priori. O sucesso da publicidade depende do modo como a mesma comunica informação e atitudes às pessoas certas, no timing certo, com o custo certo. |
Sendo assim a Publicidade é responsável por criar uma série de reacções e efeitos individuais nos consumidores de modo a torná-los mais favoráveis à marca e estimular a compra final da mesma. De um modo geral (obviamente sem seguir sempre a ordem abaixo descrita) a publicidade deve causar os seguintes efeitos no consumidor:
1) Se o consumidor nunca ouviu falar da marca, a Publicidade deve em primeiro lugar causar brand awareness;
2) Se o consumidor já ouviu falar da marca mas nada sabe sobre ela, a publicidade deve então despertar o interesse na marca;
3) Assim que o interesse do consumidor foi despertado, a publicidade deve descrever os atributos funcionais e emotivos que a caraterizam;
4) Quando o consumidor já conhece e compreende as características da marca, a publicidade deve então convencer o consumidor de que a marca é superior à da concorrência e dar-lhe razões pela qual essa marca deve ser comprada;
5) Finalmente (se tudo correr como previsto) o consumidor age - prepara-se para comprar a marca.
Fonte: Journal of Advertising Research; Weilbacher, William, Does Advertising Cause a 'Hierarchy of Effects'?
No comments:
Post a Comment