January 12, 2004

O Reflexo Cultural na Publicidade Europeia

Como os diferentes estilos de publicidade na Europa reflectem os seus valores culturais

Inglaterra:
A publicidade neste país reflecte uma sociedade bastante individualista; Os anúncios mostram indivíduos ou casais (grupos grandes são raros); Uso frequente de "direct address"; Forte utilização do sentido de humor;
É o único país na Europa onde as diferenças entre as classes sociais são mencionadas em publicidade.
Alemanha:
A publicidade neste país reflecte a necessidade de estrutura, de factos e ser directo no assunto; A publicidade é caracterizada pela necessidade de uma línguagem explícita para evitar ambiguidades.
Espanha:
A publicidade reflecte uma cultura de comunidade, com espaço para "claims" mais individualistas; Como resultado, o estilo de publicidade é menos directa como nos países do norte da Europa; Utilização de metáforas visuais. França:
A publicidade reflecte uma necessidade de ser diferente; Propensão para cenas mais teatrais e "bizarras"; Estilo sensual e erótico.

Suécia:
A publicidade reflecte uma cultura muito feminina; Os homens são retratados a fazerem trabalho de casa ou tarefas domésticas; O entretenimento é usado com frequência, na maioria das vezes dentro de um contexto de desafio para com a autoridade.
Itália:
A publicidade reflecte uma cultura mais de comunidade; Utilização de drama e teatro, com uma forte diferenciação dos papeis do homem e da mulher.

Fonte: Marieke de Mooij, Global Marketing and Advertising: Understanding Cultural Paradoxes

No comments: