Quem são os clientes das marcas de telemóveis? Os consumidores ou as operadoras?Os aparelhos contemplam as características realmente procuradas e utilizadas pelos consumidores? Ou pelo contrário, os novos serviços oferecidos (voz e dados) pelos modelos 3G estão mais vocacionados para aumentar a taxa de retorno da operadoras (que nos encorajam a navegar pela net, a fazer uploads de videos e downloads de toques)?
A convergência tecnológica é um facto consumado, não há dúvida. Mas será que veio para facilitar a vida do consumidor?
Fica aberto o debate.
6 comments:
hmm pois, boa pergunta. Podes ver as operadoras como intermediários entre as pessoas e as Nokias, Motorolas deste mudno. Ou pelo contrário, talvez as operadoras sejam mesmo os clientes finais dos fabricantes de telemóveis que por sua vez revendem ao consumidor final.
Finalmente, e anos depois de muitas operadoras na europa, as operadoras nacionais começam finalmente a oferecer os equipamentos para que os clientes subscrevam e consumam cada vez mais dos seus serviços. E isso é que importa, porque todos os serviços se pagam.
Poque é que o 3G só lá vai com GRP's?? (até rima)
epá o mercado por inerência cria sempre novos produtos e serviços, senão morre.
Quem é que precisa ou quer ver TV pelo telemóvel?? As Vodafones da vida e outras ... devem estar a brincar. E mesmo que daqui a poucos anos (3 a 4) os serviços 3G estejam ao preço da 'uva mijona' e acessíveis a todas as bolasas (principalmemte a dos jovens), vão ficar muito aquém das expectativas. Uma aposta das operadoras que só lá vai com muito marketing, muita campanha promocional e muito grp.
as minhas respostas são:
- quem ganha neste mercado são os fabricantes que inventam e reinventam tecnologias para venderem mais plataformas, redes, telemoveis
- os operadores compram tudo porque andam numa "rat race" sem perceberem que não tem futuro porque simplesmente os consumidores não acompanham (não querem?) as coisas que oferecem
Assim a questão passa a ser: porque é que as operadoras estão numa "rat race" sem fim?
- pela dinamica de concorrencia que os fazem ir atras uns dos outros porque senão o raio dos analistas podem ficar preocupados por ficarem para tras
- porque os consultores dizem que é esse o caminho (ah é verdade! estes tambem ganham muito com isto!)
- porque não percebem porque é que o marketing existe e por isso se deixam ir na conversa de analistas, consultores e pelos concorrentes.
- como diz o Jack Trout em "the power of simplicty" as pessoas compiam (benchmarketing) porque têm medo de pensar e medo de falhar (2 dos 7 medos que os psicologos isolaram)
- todos sabemos que é melhor falhar a copiar o outro, que a culpa é sempre do mercado, da tecnologia, do regulador... culpa externa
- do que falhar inovando ou simplificando - aí a culpa só tem um culpado - ai, ai... MEDO!
no fear!
HM
Post a Comment