August 22, 2005

Chocar para prevenir


[Para fazer o download do filme: Botão direito - Salvar destino como...]

Tema: Campanha de prevenção rodoviária;
Target: Jovens/transeuntes distraidos;
Mensagem: Alerta para a perigosidade das ruas inglesas;
Agência: Leo Burnett Londres.

Chocar é uma tácticas comuns e normalmente utilizadas em campanhas de prevenção de: doenças, acidentes, etc. Novidade é utilizar um simples video de um telemóvel, sem qualquer tipo de edição tradicional/pós-produção como campanha. O resultado é de um realismo brutal.

[Via: Observer Magazine]

2 comments:

S. said...

Vamos por partes.
Ou se trata do aproveitamento de um video de telemóvel extremamente real e chocante, ou tens de alterar a letra do texto para "aparentemente, sem qualquer tipo de edição/pós-produção..."
É obvio que espero que seja o segundo cenário, mas a tradição das campanhas rodoviárias no Reino Unido sempre teve este cariz chocante.
Aliás, lembro-me de um filme sobre o uso do cinto de segurança, em que uma mulher encontraria, nesse dia, a pessoa que lhe roubaria a vida. Essa pessoa era o próprio filho que, viajando no banco traseiro sem usar o cinto, e na sequência de uma travagem bruta, foi projectado para a frente, indo embater com a força de várias toneladas no crânio da mãe...
Nunca mais me esqueci, e só vi o storyboard num anuário de publicidade.

Anonymous said...

... sem pós-produção cinematográfica, obviamente o rapazinho nunca foi atropelado na vida. Lembram-se do "Blair Witch Project"? Imagens cruas, pouco nítidas, muitos gritos, o efeito perfeito, a confusão em quem vê. "What the f*** happened there?"