December 10, 2005

Muita pausa e pouca "uva"

Informa-nos o Expresso, de que os Portugueses "desperdiçaram 1.574.203.400 horas de trabalho no ano passado".
As pausas para café, as pontes, as baixas e o tempo útil de trabalho desperdiçado são os principais culpados da nossa falta de produtividade comparativamente com França, EUA, Áustria, Alemanha, Reino Unido, Espanha ...

Uma pergunta:
Nas actuais «knowledge-based economies» ou Sociedades do Conhecimento, onde o factor de produção "conhecimento" se tornou já no principal catalizador de inovação e produtividade, quantas horas são necessárias para produzir riqueza?

Uma opinião:
Os Portugueses (e falo por mim, claro) têm uma apetência para mostrar que trabalham muito, fazem horas pós-expediente, andam pelo escritório até às sete, oito e por vezes nove horas da noite (média generalista). Porquê? Será que desconhecemos o célebre princípio de Pareto ou a regra dos 80\20? Será que sabendo que 80% dos resultados se obtêm em média com 20% do esforço e do trabalho, poderemos finalmente conseguir focalizar e gerir melhor o nosso pouco produtivo tempo?

1 comment:

Anonymous said...

É bem verdade, a malta por cá tem a mania que trabalha muito; o problema é que se tornou comum "sair da agência às 8pm" = muita produtividade e profissionalismo ... balelas.