February 23, 2006

A Oriente ... nada de novo

"When CNW surveyed shoppers coming out of Wal-Mart stores, 75% said they preferred to buy American, yet an inspection of their purchases found that 90% were made in China."
- CHICAGO TRIBUNE 1.24.06

Isto daria uma interessante discussão sobre a imagem de «brand provenance», o país de fabrico real e as percepções que o consumidor tem sobre aquilo que julga comprar.

4 comments:

naked sniper said...

essa é uma questão muito interessante

é como os empresários e trabalhadores das empresas têxteis portuguesas que se queixam da concorrência chinesa e pedem subsídios ao estado e depois compram os produtos chineses em vez dos próprios

S. said...

Ah então, vinha tudo de China Town, certo?
Americanos...

Anonymous said...

Interessante. Sobretudo porque os americanos, mais do que qualquer outro consumidor, não parecem muito interessados em saber onde são fabricados os produtos que compram.

E claro, para o viajante que, quando nos States, procura "souvenirs" made in USA, é quase como procurar uma agulha num palheiro...

Anonymous said...

Mais interessante ainda é este post sobre o consumo de origem chinesa ser ilustrado com uma gravura japonesa. Os americanos não estão sozinhos com a sua ignorância.

CC