July 03, 2006
O paradoxo do fantasma
Fantasmas! A sua definição no vernáculo publicitário é simples: Um fantasma é toda e qualquer peça de comunicação que nunca viu um brief real à sua frente. Não importa se foi apenas veiculada uma vez numa meia página de uma qualquer gazeta de Celorico da Beira ou quiçá no próprio corredor da agência. Sem a "castração criativa" da realidade do brief, o fantasma torna-se num exercício puro de ginástica imaginativa por parte de quem os faz. Pensa-se numa "ideia gira" e depois cola-se uma mensagem relevante.
Não vou hoje tecer juízos de valor sobre se tal é bom ou mau, produtivo ou pernicioso para a indústria publicitária. Quero antes, fazer um outro tipo de constatação sobre a natureza deste tipo de "assombrações" que envolvem também o outro lado.
Como todos sabemos um fantasma não é um produto orfão de pai, existe sempre um Cliente por trás que o suporta e que lhe dá nome. E é aqui que eu quero chegar.
Na generalidade, como os fantasmas são custeados, suportados e veiculados pela Agência, o Cliente que lhe dá o nome, parece nestas alturas nunca ter objecções com o tamanho "microscópico" do logotipo, nem com os floreados estílicos que adornam agora o tom e a forma da sua marca.
Aquelas coisas que o Cliente teme sempre que o Consumidor não compreenda, parecem agora deixar de ser barreiras para passarem a fazer sentido. É como se estivessem indirectamente a dizer "como o dinheiro é vosso, não faz mal fazer arriscar e fazer diferente".
Do lado de quem faz e do lado de quem aprova, há muito que se lhe diga.
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