January 06, 2008

"Food for thought"

"The consumer's problem has been that the main customer for phone handsets has been not the user, but the mobile networks that market them. Their interest lies in peddling devices that access new services and make new business."
- Matthew Parris, "I love boring old mobiles", The Times.

2 comments:

Anonymous said...

É bem verdade hoje um telemóvel tem tantas funções que 80% delas são desnecessárias ou inutilizadas pela maioria das pessoas. Pergunta: quem é que ver TV nos seu telemóvel? Só as operadoras, os fabricantes de telemóveis e os fornecedores de conteúdos.

nsu said...

Voltamos à velha anedota da pessoa que se dirige a uma loja para comprar um telemóvel. O vendedor está mais de uma hora a explicar todas as funcionalidades e no fim o consumidor pergunta se aquele aparelho também faz chamadas. Cada vez mais se procuram adicionar gadgets e funcionalidades a todos os aparelhos.... frigoríficos com máquina de café incorporada (!!!) carros com TV, etc. Tudo para criar a diferenciação que leve o consumidor a optar pelo "nosso" produto. Mas depois temos o reverso da medalha... o iPhone tem muitas funcionalidades mas o alcance da rede é insatisfatório, avaria a máquina de café e ficamos sem iogurtes... Será que a "era gadget" tem a mesma fiabilidade que os aparelhos à 10/20 anos atrás? Não me parece. São os produtos camisa, usa, deita fora!