December 22, 2006

"Co-creation rules!"



Sobre a nova cultura participativa e de co-criação entre consumidores e marcas:

"Marketing 1.0 treats customers as objects of communication: marketing is done to them. In co-creation, everyone is a subject - an initiator of action, a creator - and your brand, and your promotions, are the objects everyone gets to play with."

Realmente, para quê gastar tempo, energia e dinheiro em estudos de mercado, "focus groups" e "consumer insights" quando basta às marcas darem as ferramentas certas aos consumidores e pedir-lhes que se envolvam emocionalmente e que participem na construção da marca, em vez de pedir que a comprem apenas?

[Fonte: Change This]

4 comments:

Anonymous said...

Os consumidores também são criativos - é meter o consumidor a trabalhar para a marca, eles até gostam. Isto faz-me lembrar a acção da Frize do cria o teu slogan e depois a gente passa na TV :)

S. said...

Ora, nem por acaso, foi justamente uma dessas que eu fiz hoje. Deixa ver se o cliente morde o isco...

Anonymous said...

A Antena 3 também fez recentemente uma campanha (ver site) onde pede aos ouvintes para se filmarem a ouvir a rádio.

Anonymous said...

Nõ foi o Tofler que criou o neologismo "prosumer" (já alguém me disse isso)? Ele tinha razão, as pessoas quem "produzir" e criar para além de comprar e consumir.