BOA CRIATIVIDADE & LUCRO: São Incompatíveis?
Normalmente as agências preocupam-se com os insights daqueles que consomem os produtos/serviços dos seus Clientes. Mas de vez em quando seria útil fazer o mesmo exercício com os seus Clientes.
Apresento-vos o Client Insight:
A) Estamos a falar com quem? O Cliente é chato? É acessível, "easy-going"?
B) Como os podemos influenciar?
C) Quais são as suas preocupações e aspirações?
Esta parece-me ser uma questão essencial, para melhor comunicarmos e influenciarmos os nossos Clientes. Os Clientes mais do que se preocuparem com as boas ideias, com o impacto criativo das campanhas, com os prémios que as mesmas podem colher, etc. - têm sempre nas suas cabeçinhas o seguinte:
1) Como vender mais? Como aumentar a minha quota de mercado?
2) (ou) Como manter a minha quota de mercado, sem perder os meus consumidores para a marca concorrente?
Torna-se imperativo vestirmos a pele do Cliente para enterdemos aquilo que lhe tira o sono. Os Clientes são uma "fauna" extremamente pragmática, tal como nós publicitários! No entanto, eles só vêem as coisas em números. No fim da história os values, volumes e shipments são as variáveis que poluem a matriz de pensamento do Cliente.
E como o nosso trabalho é uma consequência das preocupações do Cliente, como conciliar boas ideias e boa criatividade com a pura lógica comercial do negócio?