July 11, 2003

BOA CRIATIVIDADE & LUCRO: São Incompatíveis?

Normalmente as agências preocupam-se com os insights daqueles que consomem os produtos/serviços dos seus Clientes. Mas de vez em quando seria útil fazer o mesmo exercí­cio com os seus Clientes.

Apresento-vos o Client Insight:

A) Estamos a falar com quem? O Cliente é chato? É acessí­vel, "easy-going"?
B) Como os podemos influenciar?
C) Quais são as suas preocupações e aspirações?

Esta parece-me ser uma questão essencial, para melhor comunicarmos e influenciarmos os nossos Clientes. Os Clientes mais do que se preocuparem com as boas ideias, com o impacto criativo das campanhas, com os prémios que as mesmas podem colher, etc. - têm sempre nas suas cabeçinhas o seguinte:

1) Como vender mais? Como aumentar a minha quota de mercado?
2) (ou) Como manter a minha quota de mercado, sem perder os meus consumidores para a marca concorrente?

Torna-se imperativo vestirmos a pele do Cliente para enterdemos aquilo que lhe tira o sono. Os Clientes são uma "fauna" extremamente pragmática, tal como nós publicitários! No entanto, eles só vêem as coisas em números. No fim da história os values, volumes e shipments são as variáveis que poluem a matriz de pensamento do Cliente.

E como o nosso trabalho é uma consequência das preocupações do Cliente, como conciliar boas ideias e boa criatividade com a pura lógica comercial do negócio?