August 23, 2003

BRANDING: A vantagem competitiva das Marcas

Já muito foi falado e escrito sobre o papel do Branding e o factor Publicidade como seu principal motor:

A) As marcas são mais do que bens palpáveis ou produtos consumíveis;
B) As marcas satisfazem necessidades humanas que vão para lá dos seus atributos físicos;
C) As marcas dão-nos uma "identidade" e dão-nos a conhecer a identidade dos outros através do seu uso;
D) As marcas criam um laço afectivo e emocional.

... et cetera et cetera - retórica (correctí­ssima) do costume!

Em sí­ntese:
- Os Senhores da Revlon tinham razão ao afirmarem que o que eles vendem é "esperança" nas lojas e não meros "produtos de beleza".
- Os senhores da Black&Decker tinham razão ao afirmarem que o que eles vendem são "buracos nas paredes", pequenos e precisos e não meros berbequins eléctricos.

1) Cada vez mais do que nunca as vantagens competitivas das grandes empresas e multinacionais, estão no poder, difusão e reputação das suas Marcas. Ponto final parágrafo.
2) Na actual "sociedade de informação" em que vivemos há cada vez mais fácil o acesso às novas tecnologias, informação e até mesmo capital.
3) Basta uma empresa lançar no mercado um produto inovador, uma novidade que a concorrência logo de seguida copia, faz igualzinho ou até melhor. Isto é "tiro e queda", meus amigos!
4) A vantagem competitiva das empresas não está (apenas) nos produtos inovadores, de fácil acesso e utilização ou úteis e baratos que colocam no mercado. A vantagem competitiva das empresas está (cada vez mais) no poder das suas Marcas e no Posicionamento/diferenciação das mesmas.
4) Com a construção e posterior fidelização de uma Marca, a história já não obedece automáticamente à famosa lei da "oferta e da procura" dos mercados!

No comments: