September 20, 2003

Leitura Digestiva: algumas sugestões

"The End of Advertising as We Know It", Sergio Zyman
> O que é que se poderá dizer sobre o genial Sergio Zyman que não seja já do conhecimento público? O seu intelecto lúcido, frontal e pragmático ainda hoje gera polémica. De acordo com Zyman, os publicitários perderam de vista o seu alvo principal: vender o produto. Gastam fortunas em anúncios criativos que ganham prémios, mas que muitas vezes se esquecem de comunicar a marca do produto.
Sobre este livro Philip Kotler escreveu o seguinte: " ... Espero que CEOs leiam este livro. Só assim deixarão de desperdiçar os seus dólares preciosos em anúncios de 30 segundos e começarão a fazer marketing de verdade."

"Brand New Brand Thinking: Brought to Life by 11 Experts Who Do", Marry Baskin e Mark Earls (Editores)
> Brand New Brand Thinking é para aqueles que sentem que não estão actualizados com os novos debates sobre branding tanto na teoria como na prática. Trata-se de um follow-up de um bestseller do famoso Account Planning Group que conta com a contribuição de 11 das maiores autoridades inteletuais do campo da publicidade e da gestão de grandes marcas. Imperdível para quem se interessa por branding ou trabalha na área do planeamento estratégico na agências de publicidade. Se ainda não o leu, trate de se actualizar - é um bom livro.

"The Art of Contrary Thinking", Humphrey Neill
> Estão muito em voga as actuais correntes de psicologia de massas que alegam que a suposta sociedade de consumo individualista em que vivemos é uma ilusão. De acordo com o autor os homens são seres gregários por natureza e muitas das vezes agem por instinto na suas decisões e escolhas quotidianas, acabando por imitar e seguir padrões de consumo e tendências ditadas pelo outros membros do "rebanho". Esta é apenas um dos temas abordados neste livro, o outro é como questionar as informações e as tendências massificadas, como nos diz Humphrey Neill: "When everybody thinks alike, Everyone is likely to be wrong."

Boas leituras!!

No comments: