September 21, 2003

Marketing Realista

O Sr. Andrew Ehrenberg, num interessante artigo publicado na Strategy + Business (publicação da consultora Booz, Allen & Hamilton) diz-nos que muitos dos objectivos dos Dep. Marketing e Brand Management estão a priori destinados ao falhanço e porquê? Porque segundo o Sr. Andrew Ehrenberg estes incluem objectivos irrealistas como por exemplo: crescimento sustentado; diferenciação de marcas; publicidade persuasiva e maximização de lucro. Vamos dissecar ponto por ponto e as razões encontradas pelo autor.

1) Crescimento sustentado - a maior parte das marcas e empresas não cresce relativamente ao tamanho do mercado. Se formos uma marca com 20% de quota, ainda temos 80% do mercado a competir contra nós. Como tal o nome do jogo, não é crescer mas conseguir manter esses 20% no ano seguinte.
2) Diferenciação de marca - em termos práticos marcas concorrentes na maioria dos casos são muito similares. Qualquer diferença numa marca que tenha impacto positivo nas suas vendas, rapidamente é copiada pela concorrência.
3) Publicidade persuasiva - o objectivo realista da publicidade é apenas relembrar a existência de uma marca ao consumidor e não mudar a percepção que o consumidor já adquiriu sobre a mesma.
4) Maximização de lucro - podemos sempre procurar maximização dos lucros, no entanto para o fazer ou vendemos mais (mas o que queremos é manter a nossa quota e não sermos "comidos") ou cortamos nos preços - a nossa concorrência nunca nos daria descanso.

Se corremos a concorrência morde-nos, se não corremos a concorrência engole-nos na mesma.

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