October 31, 2003

A matriz FCB "revisitada"

A matriz FCB foi desenvolvida nos anos 80 por Richard Vaughn, Senior Vice President da Foote, Cone and Belding . Trata-se de uma ferramenta de trabalho cuja função é ajudar a direccionar e escolher qual a estratégia criativa e a estratégia de meios mais adequada a utilizar numa abordagem publicitária ao consumidor. Esta matriz permite-nos analisar como é que um produto é associado pelo consumidor em termos de emoção-racionalidade, alto/baixo envolvimento. Vejamos: no "quadrante 1" temos um tipo de compra de decisão racional e de alto envolvimento por parte do consumidor (por ex: um automóvel) - a estratégia criativa mais adequada é utilizar informação/argumentos e demonstrações que promovam o desempenho funcional do produto; a estratégia de meios mais eficaz será a utilização de publi-reportagens, formatos long-copy, revistas, CD-Rom.


PS - Outra matriz bastante conhecida foi desenvolvida por Rossiter-Percy (1997) que pegaram na matriz FCB e substituiram a dimensão "pensar/sentir"(razão/emoção) pelos "tipos de motivações" que os consumidores têm para com os produtos/marcas, para além de incluirem a questão do brand awareness.

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