November 07, 2003

Focus Group: Fazer ou não fazer? Eis a questão.

FOCUS GROUP – A group of potential consumers used in a market research effort, which is usually designed to determine the likely effectiveness of a product or advertising strategy.

Os Apologistas:
Os consumidores ao serem envolvidos durante o processo de desenvolvimento criativo tornam as campanhas mais certeiras, evitam erros iniciais, colhem opiniões de quem realmente é alvo da comunicação, discorrem novos códigos, etc. O cliente sente-se mais seguro, tranquilo - se vai investir elevadas somas do seu orçamento nas campanhas é natural que queira colher feedback prévio.

Os Cépticos:
Consideram um erro crasso testar e expôr ideias criativas em estado embrionário, porque tornam as campanhas aborrecidas e previsíveis. Scott Bedbury (ex-Dir. de Comunicação da Nike) costumava dizer que: "We never pretested anything we did at Nike, none of the ads. Wieden (Dan Wieden, founder of W+K) and I had an agreement that as long as our hearts beat, we would never pretest a word of copy. It makes you dull. It makes you predictable. It makes you safe."
Outra crítica apontado é o facto de muitas das vezes os consumidores do focus group irem atrás da opiniões/comentários uns dos outros, não conseguindo manterem um juízo de valor independente e imparcial. É a natureza gregária/psicologia das massas em acção.

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