September 27, 2005

"O Momento da Verdade"



"A Procter & Gamble Co. acredita que os consumidores decidem se querem ou não comprar um produto em mais ou menos o tempo que demora a ler este parágrafo", diz-nos o Wall Street Journal num recente artigo entitulado "Shelf Promotion: In a Shift, Marketers Beef Up Ad Spending Inside Stores".

Os 3 a 7 segundos que levam o consumidor a decidir-se são designados como "primeiro momento da verdade" pela P&G. De acordo com a mesma fonte, a P&G criou há 18 meses, o cargo de director do "First Moment of Truth", para produzir mostruários mais dinâmicos, sofisticados e atractivos no interior dos supermercados e pontos de venda.

Sobre este artigo, a minha opinião pessoal é a seguinte:
1) Os consumidores tomam a maior parte das suas decisões de compra no próprio ponto de venda, muitas vezes induzidos pelo "brand recognition" que a comunicação da marca proporciona (seja TV, rádio, imprensa, folheto ou in-store).
2) A lealdade, ou compra repetida de uma marca traduz-se no número de visitas ao ponto de venda, onde a marca se encontra disponível. Como tal, a "brand loyalty" pode ser interpretada como "store loyalty".

Em jeito de conclusão, é naturalíssimo que multinacionais que se inserem na categoria dos Fast Moving Consuming Goods, ou seja, produtos de grande consumo e baixo envolvimento - queiram apostar em força na sua presença e comunicação dentro das próprias lojas. Até porque só assim conseguem criar maior envolvência e uma experiência mais positiva (quiçá participativa) do consumidor.

No comments: