February 26, 2008

"Food for thought"

"A brand exists in your mind. It's a collection of associations or feelings people have about a particular product, service, or an organization. Branding is the tangible process of creating the signals that generate these associations."
-- Allen Adamson, "BrandSimple"

Uma tautologia por vezes esquecida e que ainda provoca alguma confusão na cabeça de algumas pessoas.

Aliás uma marca forte e com um bom trabalho de branding "por trás" é aquela que consegue despertar o maior número de associações espontâneas na cabeça do consumidor.

Ex: Apple = branco + minimalista + design + Mac + inovação + soluções + iPod + iPhone + iTunes + música + maçã dentada + diferente do rebanho + cool e urbano + Steve Jobs + "rule breaker" ...

3 comments:

Nelson said...

O kevin roberts aprofunda este tema no livro "lovemarks". É espectacular.

Bin Lelo said...

Já foi mais "diferente do rebanho". Hoje a Apple com os Mac e iPods está-se a tornar num commodity. Qualquer gato pingado tem um. Então iPhones nem se fala, os saloios querem todos ter um na mesinha de cabeceira :)

S. said...

+ mim + quero + tenho + sou feliz