Hipermercados: Marcas ou meros canais de distribuição?
1) Como é que os hipermercados (Continentes, Jumbos, Mosqueteiros, etc.) são hoje em dia percepcionados pela maioria dos consumidores? Como marcas per se ou como meros canais de escoamento de outras marcas?
2) O que é que os distingue uns dos outros aos olhos dos consumidores? Qual deveria ser variável estratégica de diferenciação, dado que a maioria da comunicação dos hiper é baseada no monocórdico factor preço/promoção?
3) Será que os preços ainda são o principal factor de decisão na mente dos consumidores? E os factores distância do hiper/comodidade, serão eles cada vez mais relevantes para o acto de compra do consumidor?
"Promoção: acção comercial que visa a divulgação e venda de um novo produto, ou o escoamento de mercadoria." > Se os hiper continuarem a insistir na exclusiva comunicação de promoções vão passar a ser isso mesmo - meros canais de escoamento de outras marcas e não uma marca que também deve ocupar um posicionamento de qualidade/confiança/distinção/primeira escolha na mente dos consumidores.
September 27, 2003
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