July 31, 2003
BBDO reforça artilharia criativa
Já não é novidade para muitos mas .. aqui vai, parece que a BBDO já se começou a preparar para a rentrée do Outono. A partir de Setembro o seu dep. criativo vai contar com uma re-contratação de um ex-BBDO agora Ex-DDB; de um ex-TBWA; de um ex-Y&R e de uma outra dupla da TBWA (dulpa no trabalho e fora dele).
A actual publicidade: um olhar pela paisagem
Já repararam na publicidade que se tem feito últimamente no nosso País? Já repararam nos códigos utilizados? A linguagem, os símbolos e o target é sempre o mesmo: os jovens. Parece que já não se faz publicidade para mais ninguém, para além das repetentes marcas de telemóveis, refrigerantes, iogurtes, etc. até já as margarinas comunicam para os "jovens". Reparem no novo TVC da Vaqueiro assinado pela Lowe.
Resultados Prisma Awards
Super-breve-sumário:
- A Leo Burnett foi eleita a Agência do Ano nos Prisma Awards.
- A BBDO arrecadou ouro na categoria de Melhor Anúncio TV com filme "Sofá" para a Optimus.
Na categoria publicidade aqui ficam os nossos parabéns: ao Marcelo Lourenço e Luís Vilaça (eleitos opywriter do Ano); ao Pedro Bexiga (Art Director do Ano) e ao Ivo Purvis (vencedor dos Young Creatives 2003) e André Kirkelis ( prémio de ouro na categoria de outdoor pequeno formato para a Heinz). Todos eles ex-Leo Burneters, excepto os dois últimos que ainda continuam na Leo.
- A Leo Burnett foi eleita a Agência do Ano nos Prisma Awards.
- A BBDO arrecadou ouro na categoria de Melhor Anúncio TV com filme "Sofá" para a Optimus.
Na categoria publicidade aqui ficam os nossos parabéns: ao Marcelo Lourenço e Luís Vilaça (eleitos opywriter do Ano); ao Pedro Bexiga (Art Director do Ano) e ao Ivo Purvis (vencedor dos Young Creatives 2003) e André Kirkelis ( prémio de ouro na categoria de outdoor pequeno formato para a Heinz). Todos eles ex-Leo Burneters, excepto os dois últimos que ainda continuam na Leo.
July 29, 2003
Bates e potenciais conflitos entre contas
Ao que parece a Ford Motor Company não anda muito contente com a noticia da nova aquisição do Grupo WPP: a Bates Worldwide - devido a potenciais conflitos de interesse que envolvem outras marcas de automóveis. Ao que parece a Mercedes-Benz na América Latina é trabalhada pela Bates, a Hyundai também é cliente da Bates na Coreia e a Seat é cliente da Bates pan-europeia. Como tal: "the world's number two carmaker has previously made it abundantly clear that it expects its agencies to work for Ford and Ford alone." > WARC
July 27, 2003
7 passos para gerar uma Marca líder
> Step 1: Become truly 'Marketing Minded'
When many people think of marketing they think of meeting customers needs. Understanding and responding to changing customer needs is essential, but there is another dimension. Brand-led marketing ensures that you meet customer needs in a way that is different from your competitors. Ask yourself: Do my customers really see me as different from my closest competitors? How/Why? What can I do to make my business more distinctive and appealing to help secure them as long-term and profitable customers?
> Step 2: Monitor the Changing Environment
We live in a rapidly changing world of many threats and opportunities. Few business managers take adequate time out to stop, look around, and reflect on how these changes might have an impact. As a result, most companies die young.
Ask yourself: What are the changing consumer trends, competitor activity, legislation, economic trends or technology developments that might have an impact on my business?
> Step 3: Have a Meaningful Vision for your Business and your Brand
A business Vision (or Mission) has a number or roles: most important of which are to inspire and guide. Too many business Visions include words like 'leader', 'best', 'preeminent', 'most successful'. Words like this can mean many different things to different people. Because of that they are of limited help in inspiring or guiding the behaviour of the business team. Brand Visions have just the same function. Make sure that you have a written Vision for your brand that is strong enough to inspire and guide behavior. Ask yourself: Do I have a brand Vision that everyone understands and has bought into?
How might I improve my brand Vision, so it is a stronger inspiration and guide?
> Step 4: Build Your Brand 'From the Inside Out'
Building a brand is not just about advertising or 'marketing communications'. Nor is it just about your 'product' or 'service'. Your brand is really what your customers think of you, and how much trust they have in you. To build a strong brand you have to have a clear idea of how you want to be thought of, and then consider everything that you say and do. Ask yourself:Will this get me closer to where I want to be in the mind of my customers?
> Step 5: Plan for Success
There is a phrase: "If you don't know where you want to go, any road will get you there". This is true in life, and it is true in business. If you want to succeed you have to have clear, measurable objectives - you have to know where you want to get to!
Ask yourself: Do I have a brand plan with clear, measurable objectives? (And am I measuring the things that are really important!).
> Step 6: Become a 'Learning Business'
Continuously improving your brand-led effectiveness is essential to long-term success. The best way to achieve this is to ensure that you take a little time to become a 'Learning Business' by building learning into your processes.
For every marketing initiative you undertake. Ask yourself: How can I build learning into this, so that I can find out what works and what doesn't, and do it better next time?
> Step 7: Be Prepared to Change
What worked in the past may not work in the future. If you can achieve steps 1 - 6 that's great, but you have to go one step further. You have to be prepared to change. Don't just do the same things better, look around for new ways of pursuing your vision and your desired brand. Explore, experiment and anticipate. Ask yourself: Is there an opportunity to break out, and achieve a step-change from where I am now?
> Step 1: Become truly 'Marketing Minded'
When many people think of marketing they think of meeting customers needs. Understanding and responding to changing customer needs is essential, but there is another dimension. Brand-led marketing ensures that you meet customer needs in a way that is different from your competitors. Ask yourself: Do my customers really see me as different from my closest competitors? How/Why? What can I do to make my business more distinctive and appealing to help secure them as long-term and profitable customers?
> Step 2: Monitor the Changing Environment
We live in a rapidly changing world of many threats and opportunities. Few business managers take adequate time out to stop, look around, and reflect on how these changes might have an impact. As a result, most companies die young.
Ask yourself: What are the changing consumer trends, competitor activity, legislation, economic trends or technology developments that might have an impact on my business?
> Step 3: Have a Meaningful Vision for your Business and your Brand
A business Vision (or Mission) has a number or roles: most important of which are to inspire and guide. Too many business Visions include words like 'leader', 'best', 'preeminent', 'most successful'. Words like this can mean many different things to different people. Because of that they are of limited help in inspiring or guiding the behaviour of the business team. Brand Visions have just the same function. Make sure that you have a written Vision for your brand that is strong enough to inspire and guide behavior. Ask yourself: Do I have a brand Vision that everyone understands and has bought into?
How might I improve my brand Vision, so it is a stronger inspiration and guide?
> Step 4: Build Your Brand 'From the Inside Out'
Building a brand is not just about advertising or 'marketing communications'. Nor is it just about your 'product' or 'service'. Your brand is really what your customers think of you, and how much trust they have in you. To build a strong brand you have to have a clear idea of how you want to be thought of, and then consider everything that you say and do. Ask yourself:Will this get me closer to where I want to be in the mind of my customers?
> Step 5: Plan for Success
There is a phrase: "If you don't know where you want to go, any road will get you there". This is true in life, and it is true in business. If you want to succeed you have to have clear, measurable objectives - you have to know where you want to get to!
Ask yourself: Do I have a brand plan with clear, measurable objectives? (And am I measuring the things that are really important!).
> Step 6: Become a 'Learning Business'
Continuously improving your brand-led effectiveness is essential to long-term success. The best way to achieve this is to ensure that you take a little time to become a 'Learning Business' by building learning into your processes.
For every marketing initiative you undertake. Ask yourself: How can I build learning into this, so that I can find out what works and what doesn't, and do it better next time?
> Step 7: Be Prepared to Change
What worked in the past may not work in the future. If you can achieve steps 1 - 6 that's great, but you have to go one step further. You have to be prepared to change. Don't just do the same things better, look around for new ways of pursuing your vision and your desired brand. Explore, experiment and anticipate. Ask yourself: Is there an opportunity to break out, and achieve a step-change from where I am now?
July 26, 2003
July 25, 2003
Volvo e o poder de compra gay
Volvo Bids for Gay Families - By Michael Wilke
"Gay families, previously hidden away in the suburbs, are now starting to make their way into advertising. Volvo Cars of North America is taking its heritage of safety and family appeal a step further by introducing its new SUV with the first national car ad picturing happy gay couples posed with a child or dog." > Adforum
"Gay families, previously hidden away in the suburbs, are now starting to make their way into advertising. Volvo Cars of North America is taking its heritage of safety and family appeal a step further by introducing its new SUV with the first national car ad picturing happy gay couples posed with a child or dog." > Adforum
July 20, 2003
Parabéns à Bartle, Bogle and Hegarty
"The London office of BBH was the most successful British agency at this year's International Advertising Festival in Cannes. The agency picked up three gold lions and three bronze lions across a variety of different clients. BBH Singapore, Neogama BBH in Brazil and BBH New York also picked up the coveted Lions for their work on Axe Asia Pacific, Levi's Brazil and Axe USA."
A agência faz este ano 21 anos de existência, desde que em 1982 John Bartle, Nigel Bogle e John Hegarty se juntaram para começar o projecto. (Perdoem-me a falta de neutralidade, mas eu adoro o trabalho criativo da BBH - é único!)
"The London office of BBH was the most successful British agency at this year's International Advertising Festival in Cannes. The agency picked up three gold lions and three bronze lions across a variety of different clients. BBH Singapore, Neogama BBH in Brazil and BBH New York also picked up the coveted Lions for their work on Axe Asia Pacific, Levi's Brazil and Axe USA."
A agência faz este ano 21 anos de existência, desde que em 1982 John Bartle, Nigel Bogle e John Hegarty se juntaram para começar o projecto. (Perdoem-me a falta de neutralidade, mas eu adoro o trabalho criativo da BBH - é único!)
July 18, 2003
O PAPEL DA SEMIÓTICA NA PUBLICIDADE
Semiótica - a arte de interpretar sinais/símbolos e os seus significados (do grego Semeiotika)
Cada vez está¡ mais em voga a utilização e o recurso à Semiótica como complemento do research qualitativo dos hábitos dos consumidores. Sendo já esta uma praxis corrente nas agências inglesas (as mesmas que introduziram o conceito de "planeamento estratégico" agora mais do que importado e implementado pelas networks americanas).
Muito se tem escrito sobre a os benefícios práticos da semiótica e como a mesma pode acrescentar valor à pesquisa hoje em dia baseada e testada essencialmente nos "focus groups". O "focus group" defendem os semióticos é uma ferramenta de trabalho bastante redutora e limitada, pois não passa de 1 conjunto de opiniões que nos dá alguma informação sobre preferências. A semiótica, por sua vez, utiliza uma abordagem de "fora para dentro" - porque é que os consumidores são assim, ou porque é que preferem A em detrimento de B?
A característica principal da semiótica está no facto do seu objecto de estudo ser a cultura que rodeia e molda o consumidor e não o consumidor. A "cultura" na semiótica é interpretada como a maneira como as pessoas comunicam umas com as outras, de maneira consciente e insconsciente, através de coisas como a linguagem, a música e imagens visuais.
Um exemplo prático: > Há alguns atrás a Ameritest desenvolveu um estudo qualitativo multi-nacional sobre os adolescentes nos Estado Unidos, Chile e Alemanha. A cada um dos grupos foi-lhes pedido que escolhessem uma definição para a palavra "autêntico". Os 3 grupos apesar das diferenças socio-culturais escolheram a mesma definição. No passo seguinte, quando lhes foi pedido que fizessem o mesmo mas que desta vez escolhessem uma imagem que associassem à palavra "autêntico" - as escolhas foram dispares. Na América "autêntico" era associado visualmente a uma imagem de um rebelde estilo James Dean, na Alemanha a escolha foi a de uma imagem de um viking com um capacete com enormes "cornos", por fim no Chile "autêntico" era associada à imagem de 1 adolescente sexy e vamp.
CONCLUSÃO: Se uma marca de jeans quisesse lançar um novo modelo original e "autêntico" nestes 3 mercados, como iria interpretar o estudo acima referido?
Semiótica - a arte de interpretar sinais/símbolos e os seus significados (do grego Semeiotika)
Cada vez está¡ mais em voga a utilização e o recurso à Semiótica como complemento do research qualitativo dos hábitos dos consumidores. Sendo já esta uma praxis corrente nas agências inglesas (as mesmas que introduziram o conceito de "planeamento estratégico" agora mais do que importado e implementado pelas networks americanas).
Muito se tem escrito sobre a os benefícios práticos da semiótica e como a mesma pode acrescentar valor à pesquisa hoje em dia baseada e testada essencialmente nos "focus groups". O "focus group" defendem os semióticos é uma ferramenta de trabalho bastante redutora e limitada, pois não passa de 1 conjunto de opiniões que nos dá alguma informação sobre preferências. A semiótica, por sua vez, utiliza uma abordagem de "fora para dentro" - porque é que os consumidores são assim, ou porque é que preferem A em detrimento de B?
A característica principal da semiótica está no facto do seu objecto de estudo ser a cultura que rodeia e molda o consumidor e não o consumidor. A "cultura" na semiótica é interpretada como a maneira como as pessoas comunicam umas com as outras, de maneira consciente e insconsciente, através de coisas como a linguagem, a música e imagens visuais.
Um exemplo prático: > Há alguns atrás a Ameritest desenvolveu um estudo qualitativo multi-nacional sobre os adolescentes nos Estado Unidos, Chile e Alemanha. A cada um dos grupos foi-lhes pedido que escolhessem uma definição para a palavra "autêntico". Os 3 grupos apesar das diferenças socio-culturais escolheram a mesma definição. No passo seguinte, quando lhes foi pedido que fizessem o mesmo mas que desta vez escolhessem uma imagem que associassem à palavra "autêntico" - as escolhas foram dispares. Na América "autêntico" era associado visualmente a uma imagem de um rebelde estilo James Dean, na Alemanha a escolha foi a de uma imagem de um viking com um capacete com enormes "cornos", por fim no Chile "autêntico" era associada à imagem de 1 adolescente sexy e vamp.
CONCLUSÃO: Se uma marca de jeans quisesse lançar um novo modelo original e "autêntico" nestes 3 mercados, como iria interpretar o estudo acima referido?
July 13, 2003
Modern Life is Rubbish
Este é o actual panorama do caldeirão onde se juntam poder corporativo, psicólogos e agências de publicidade:
"Driven by a booming economy, a corporate obsession with brand-building and a feelgood philosophy, a motley crew of ex-grad students, starry-eyed admen and hypnosis gurus are probing the consumer unconscious to sell soap."
The Return of the Hidden Persuaders By Ruth Shalit, Sept. 27, 1999 - excelente artigo, a não perder.
Este é o actual panorama do caldeirão onde se juntam poder corporativo, psicólogos e agências de publicidade:
"Driven by a booming economy, a corporate obsession with brand-building and a feelgood philosophy, a motley crew of ex-grad students, starry-eyed admen and hypnosis gurus are probing the consumer unconscious to sell soap."
The Return of the Hidden Persuaders By Ruth Shalit, Sept. 27, 1999 - excelente artigo, a não perder.
July 11, 2003
BOA CRIATIVIDADE & LUCRO: São Incompatíveis?
Normalmente as agências preocupam-se com os insights daqueles que consomem os produtos/serviços dos seus Clientes. Mas de vez em quando seria útil fazer o mesmo exercício com os seus Clientes.
Apresento-vos o Client Insight:
A) Estamos a falar com quem? O Cliente é chato? É acessível, "easy-going"?
B) Como os podemos influenciar?
C) Quais são as suas preocupações e aspirações?
Esta parece-me ser uma questão essencial, para melhor comunicarmos e influenciarmos os nossos Clientes. Os Clientes mais do que se preocuparem com as boas ideias, com o impacto criativo das campanhas, com os prémios que as mesmas podem colher, etc. - têm sempre nas suas cabeçinhas o seguinte:
1) Como vender mais? Como aumentar a minha quota de mercado?
2) (ou) Como manter a minha quota de mercado, sem perder os meus consumidores para a marca concorrente?
Torna-se imperativo vestirmos a pele do Cliente para enterdemos aquilo que lhe tira o sono. Os Clientes são uma "fauna" extremamente pragmática, tal como nós publicitários! No entanto, eles só vêem as coisas em números. No fim da história os values, volumes e shipments são as variáveis que poluem a matriz de pensamento do Cliente.
E como o nosso trabalho é uma consequência das preocupações do Cliente, como conciliar boas ideias e boa criatividade com a pura lógica comercial do negócio?
Normalmente as agências preocupam-se com os insights daqueles que consomem os produtos/serviços dos seus Clientes. Mas de vez em quando seria útil fazer o mesmo exercício com os seus Clientes.
Apresento-vos o Client Insight:
A) Estamos a falar com quem? O Cliente é chato? É acessível, "easy-going"?
B) Como os podemos influenciar?
C) Quais são as suas preocupações e aspirações?
Esta parece-me ser uma questão essencial, para melhor comunicarmos e influenciarmos os nossos Clientes. Os Clientes mais do que se preocuparem com as boas ideias, com o impacto criativo das campanhas, com os prémios que as mesmas podem colher, etc. - têm sempre nas suas cabeçinhas o seguinte:
1) Como vender mais? Como aumentar a minha quota de mercado?
2) (ou) Como manter a minha quota de mercado, sem perder os meus consumidores para a marca concorrente?
Torna-se imperativo vestirmos a pele do Cliente para enterdemos aquilo que lhe tira o sono. Os Clientes são uma "fauna" extremamente pragmática, tal como nós publicitários! No entanto, eles só vêem as coisas em números. No fim da história os values, volumes e shipments são as variáveis que poluem a matriz de pensamento do Cliente.
E como o nosso trabalho é uma consequência das preocupações do Cliente, como conciliar boas ideias e boa criatividade com a pura lógica comercial do negócio?
July 08, 2003
Who is the Hidden Persuader?
O "hidden persuader", nome do Blog e meu alter-ego é inspirado no clássico de Vance Packard (1957) "The Hidden Persuaders: What makes us buy, believe and even vote the way we do?"
No ínicio dos anos 50, Vance Packard (sociólogo) chocou a nação Americana com o seu "The Hidden Persuaders". Um pequeno volume onde o papel da publicidade era dissecado bem as suas formas de atingirem o nosso subconsciente e moldarem os nossos pensamentos interiores, estimulando-nos a consumir mais. Deste modo o ciclo da oferta e da procura das máquinas multinacionais estaria completo, não havendo problemas de falta de procura. As pessoas teriam sempre pre-disposição a consumir mais graças à nova forma de comunicação psicológica das massas: a publicidade.
"We have reached the sad age when minds and not just houses can be broken and entered." - concluiu na altura o New Yorker.
O "hidden persuader", nome do Blog e meu alter-ego é inspirado no clássico de Vance Packard (1957) "The Hidden Persuaders: What makes us buy, believe and even vote the way we do?"
No ínicio dos anos 50, Vance Packard (sociólogo) chocou a nação Americana com o seu "The Hidden Persuaders". Um pequeno volume onde o papel da publicidade era dissecado bem as suas formas de atingirem o nosso subconsciente e moldarem os nossos pensamentos interiores, estimulando-nos a consumir mais. Deste modo o ciclo da oferta e da procura das máquinas multinacionais estaria completo, não havendo problemas de falta de procura. As pessoas teriam sempre pre-disposição a consumir mais graças à nova forma de comunicação psicológica das massas: a publicidade.
"We have reached the sad age when minds and not just houses can be broken and entered." - concluiu na altura o New Yorker.
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