January 30, 2004

Branding, Branding ...


"They establish contact with the subconscious of the consumer below the word level. They do this with visual symbols instead of words ... They communicate faster. They are more direct. There is no work, no mental effort. Their sole purpose is to create images and moods." - Rosser Reeves, Reality in Advertising, 1961.

A melhor definição sobre o poder que as marcas têm em nós (Rosser Reeves, autor da famosa USP - Unique Selling Proposition)

January 28, 2004

Grey Home, Lisboa: "Mars"


Bingo ... bom insight. Já agora vale apena ficar a conhecer o novo website da Grey Home

January 27, 2004

O jogo da lealdade



O JOGO DA LEALDADE ... DEVE SER JOGADO AONDE?

O comportamento dos consumidores pode ser explicado apenas depois destes terem feito as suas compras, e nunca antes. Ora vejamos:
1) Os consumidores tomam a maior parte das suas decisões de compra no próprio ponto de venda.
2) Quando as marcas se encontram fora de stock nos pontos de venda, apenas uma pequena minoria demonstra alguma resistência em adoptar outra marca naquele momento.
3) A lealdade, ou compra repetida de uma marca traduz-se no número de visitas ao ponto de venda, onde a marca se encontra disponível. Como tal, a "brand loyalty" pode ser interpretada como "store loyalty".

NOTA: Neste silogismo foram tidos em conta apenas, marcas ou produtos que se inserem na categoria Fast Moving Consuming Goods, ou seja, produtos de grande consumo e baixo envolvimento.
Campaign Press Advertising Awards 2004

A revista Campaign já tem disponível através da sua página online o kit de inscrição para os interesados em participar no seu Press Advertising Awards 2004.

A Palavra de Sir Martin Sorrell

Vale a pena ler a entrevista que Sir Martin Sorel, CEO do Grupo WPP (Ogilvy, Y&R, J.Walter Thompson e Wolff Olins) deu a Patricia Sellers da Fortune magazine (1/12//04)

Sobre o futuro da publicidade: "Functionally, we're half traditional advertising and half other marketing services. We'd like it to be one-third advertising and two-thirds other. Why? Our clients going that way because TV advertising continues to go up in cost ... Direct or interactive marketing is more measurable than traditional advertising -- so it's more pleasurable for the decision makers."

Sobre a Mindshare (empresa do grupo WPP) estar a desenvolver programas de televisão para a ABC: "This is emblematic of where advertising is going. With clutter and the rising cost of network TV, we need to offer clients a very different way of marketing brands."
ESOMAR: Congresso anual em Lisboa



Nos dias 19-22 Setembro realiza-se em Lisboa o congresso anual da ESOMAR - The World Association of Research Professionals, cujo tema é "Integrating Marketing Research in Business". Alguns dos temas que serão debatidos pelos mais de 1000 participantes esperados, são: "Do researchers know what clients really need and think?"; "Is there a war between marketers and consumers?". Para mais informações » ESOMAR
Crispin Porter + Bogusky: " Mini Cooper"


"Let's Motor."
"The Right Way to Kill a Brand"
Interessante artigo da Harvard Business Review, onde o autor, Nirmalya Kumar da London Business School disseca a "dura" realidade de que a maioria dos brand portfolios não é rentável - apenas 20% das marcas vendidas no mercado são as principais geradoras de cerca de 90% dos lucros das suas empresas. Seguem alguns exemplos que o autor analizou:

Diageo A maior empresa de bebidas espirituosas do mundo, em 1999 tinha à venda cerca de 35 marcas de bebidas em 170 países. Apenas 8 das suas marcas —Baileys, Captain Morgan rum, Cuervo tequila, Smirnoff vodka, Tanqueray gin, Guinness stout, J&B e Johnnie Walker whiskeys— geraram mais de 50% das suas vendas e 70% dos seus lucros.
Nestlé - com mais de 8000 marcas presentes em 190 países em 1996. Apenas 65 eram marcas globais, 140 eram marcas regionais e as restantes 7800 eram chamadas marcas locais. O grosso dos lucros da Nestlé era gerado por 200 marcas ou 2.5 % do seu portfolio.
Procter & Gamble - Com um portfolio de mais de 250 marcas vendidas em mais de 160 países, apenas as suas 10 maiores marcas, que incluem - Pampers fraldas e Tide detergente - eram responsáveis por um aumento de 66% das suas vendas entre 1992 e 2002.
Unilever - Cerca de 1600 marcas em 1999 e presente em 150 países. Mais de 90% dos seus lucros foram gerados por apenas 400 das suas marcas. As restantes 1200 marcas forma responsáveis por perdas ou no seu melhor, apenas lucros marginais.
"Wasting money on bad ad slogans"

Alguns exemplos de maus slogans, de acordo com Al Ries - Wasting money on bad ad slogans
Avaya: "Communication without boundaries" | Aventis: "Our challenge is life"
Canon: "Know how" | Cigna: "A business of caring"
Delta: "On top of the world" | Hitachi: "Inspire the Next"
Nissan: "Enjoy the ride"
START, Munich


"America's favorite burger."
A guerra das lâminas

Depois da rival Schick ter lançado em Agosto do ano passado a Quattro (a única máquina de barbear com 4 lâminas no mundo), chegou a vez da Gillette lançar a M3Power. A mais recente máquina de barbear a pilhas da Gillette será lançada em Maio no mercado norte-americano: "Will the 72% of U.S. men who shave with a blade warm up to the idea of vibrating blades? 'They will overcome any of those potential issues once they try it,' says Peter Hoffman, Gillette's president of blades and razors, who says similar questions were raised about Mach3. 'There was a minority of consumers that thought shaving with three blades would cause more cutting and irritation and loss of control.' Hoffman expects first-year M3Power sales of $300 million, comparable with Mach3's first year". USA Today

January 12, 2004

Berlin Cameron/Red Cell


A Agência do ano de acordo com a AdAge

"The New York agency founded in 1997 as Berlin Cameron & Partners with a staff of five operating out of loaned office space today boasts $700 million in billings, fueled by a stellar 2003. Berlin Cameron/Red Cell -- now part of WPP Group, the world's No. 3 ad organization -- handles marketing messages in North America for arguably the world's best-known brand, Coca-Cola Classic". Ver artigo completo: AD AGENCY OF THE YEAR: BERLIN CAMERON

Ainda de acordo com a mesma fonte ficamos a saber que:
1) A DDB Worldwide foi considerada a network do ano, ver artigo: "DDB: $1 Billion in New Business"
2) Cabendo por sua vez o 2º lugar à TBWA Worldwide, ver artigo: "TBWA: Captures $718 Million in New Business"

Fundador da Wallpaper, tenta vender "swissness" aos Suiços

Interessante artigo sobre o papel que Tyler Brûlé (CEO e fundador da reputadíssima Wallpaper) e a sua agência, a Winkreative tiveram no branding da companhia aérea Swiss que sucedeu à defunta Swissair. Ver artigo: "Swiss Brand"

Sobre a Winkreative:
"Established in 1998, Winkreative was founded by Tyler Brûlé, CEO and founder of the Wallpaper* Group, who recognised a gap in the market for an ‘intelligence-based’ creative agency. Winkreative offers a complete range of creative services for quality brands in a range of disciplines, including advertising, intelligence, packaging, retail design, custom publishing, design and art direction, brand development, identity branding and web design. Past and present clients include SWISS International Airlines, Bally, Villa Moda, Prada, Stella McCartney, Pottery Barn, Selfridges, RJ Reynolds, Moncler, Boeing, Pringle, The Somerset House Trust and Adidas."

Sobre o "Desafio Actimel"

Considerações sobre o "desafio" lançado aos consumidores:

a) Será que o tom de "desafio" pode constituir um driver de compra para o consumidor? Ou despertar o interesse e levá-lo a uma consequente experimentação e compra do produto?

b) Será que o consumidor responde ao desafio quando o vê, deslocando-se propositadamente ao ponto de venda? Ou será que, aquando de uma ida ao supermercado reconhece o produto e associa-o ao desafio que viu na Tv ou nos restantes meios?

Quando se comunica um produto de baixo envolvimento e com um ciclo de vida/consumo rápido como um iogurte, o principal objectivo é comunicar com muita frequência por forma a obter a um rápido e consistente brand recognition. Ou seja, durante o tempo em que a marca é comunicada, o consumidor sempre que se encontrar num ponto de venda deverá reconhecer espontâneamente a marca quando a vê no linear ou em algum displayer. E obviamente se a marca lhe der motivos para tal, o consumidor mostrará interesse pelo produto e quererá experimentar (numa situação ideal).
A actual campanha do Actimel parece transmitir a ideia de que o objectivo da comunicação é únicamente criar brand recall. Ou seja, o consumidor ou o prospect quando sai de casa e se desloca ao ponto de venda já tem em mente a marca/desafio. Outra questão prende-se com o facto de que por natureza, qualquer género de desafio deve ser extenso em informação - a publicidade deve ser factual. O desafiador dever informar o desafiado sobre as regras e benefício de participar no mesmo. Será este o caso?
Sobre o consumidor leal ... será que ele existe?

1) "The belief that once you get a customer they're yours for life is complete bullocks"
- Andrew Cracknell, ex-Director da Bates Europe

2) "When a guy gets promoted, he doesn't get a more expensive Chevy. He buys a BMW."
- Al Ries, Consultor e colunista da Ad Age

Jeep: "There's only one"


KNSK WERBEAGENTUR, Hamburg

Easyjet with Becks

O Reflexo Cultural na Publicidade Europeia

Como os diferentes estilos de publicidade na Europa reflectem os seus valores culturais

Inglaterra:
A publicidade neste país reflecte uma sociedade bastante individualista; Os anúncios mostram indivíduos ou casais (grupos grandes são raros); Uso frequente de "direct address"; Forte utilização do sentido de humor;
É o único país na Europa onde as diferenças entre as classes sociais são mencionadas em publicidade.
Alemanha:
A publicidade neste país reflecte a necessidade de estrutura, de factos e ser directo no assunto; A publicidade é caracterizada pela necessidade de uma línguagem explícita para evitar ambiguidades.
Espanha:
A publicidade reflecte uma cultura de comunidade, com espaço para "claims" mais individualistas; Como resultado, o estilo de publicidade é menos directa como nos países do norte da Europa; Utilização de metáforas visuais. França:
A publicidade reflecte uma necessidade de ser diferente; Propensão para cenas mais teatrais e "bizarras"; Estilo sensual e erótico.

Suécia:
A publicidade reflecte uma cultura muito feminina; Os homens são retratados a fazerem trabalho de casa ou tarefas domésticas; O entretenimento é usado com frequência, na maioria das vezes dentro de um contexto de desafio para com a autoridade.
Itália:
A publicidade reflecte uma cultura mais de comunidade; Utilização de drama e teatro, com uma forte diferenciação dos papeis do homem e da mulher.

Fonte: Marieke de Mooij, Global Marketing and Advertising: Understanding Cultural Paradoxes

IPA: BOB awards


Os vencedores nas 6 categorias dos prémios BOB - Best of the Best realizado em Dezembro pelo prestigiado IPA (Institute of Advertising Practicioners) foram os seguintes:
1) Trevor Beattie (TBWALondon) for Best Creative Director.
2) Trevor Beattie and Bill Bungay (TBWALondon) were awarded Best Creative Team for their work on Five and FCUK.
3) Jonathan Glazer (Academy) was awarded Best Commercials Director for his work on Stella Artois and Barclays.
4) Pete Mould (BMP DDB) was awarded Best Typographer for his work on Harvey Nichols, The Guardian, Heals, Oxfam and Knorr.
5) Alison Jackson was awarded Best Use of Photography for her work on Coca-Cola.
6) Matt Shepherd-Smith (TBWALondon) and Tanya Livesy (HHCL/Red Cell) were awarded for their contributions as Best Account Handler

TBWA\Paris

J. Walter Thompson, London

David and Goliath: "Mattel Hot Wheels"


"Hot Wheels: Almost too real."

Leitura Digestiva: "Brand Failures"

Synopsis:
What do Coca-Cola, McDonalds, IBM, Microsoft and Virgin have in common? Yes, they are all global giants striding successfully across the world, but what they are less recognized for are all those branded products they’ve launched that have bombed –spectacularly and at great cost. Brand Failures is a riveting look at how such disasters occur. For the first time we’re given the inside story of 100 major brand blunders that make for jaw-dropping reading. Matt Haig approaches his subject in a truly entertaining style – yes, this is a business book that is actually fun to read! But his message is deadly serious.


AMV BBDO, London: "Snickers - 205 bones to go!"

McFries trabalhada pela DDB a nível global

McFrie's Go Global with DDB
CHICAGO McDonald's has tapped Omnicom Group's DDB to handle a global advertising project touting its French fries after a shootout with fellow client roster agency Leo Burnett.
AdWeek